Pescaria no araguaia: vale a pena?

Muitos pescadores, sejam iniciantes ou profissionais, se perguntam sobre a pescaria no Araguaia, um dos locais mais famosos e conhecidos para prática, atraindo pessoas do mundo todo.

Assim, possuindo uma grande diversidade de espécies, possibilitando os famosos troféus de pescaria, o Rio Araguaia se tornou um dos carro-chefe dos amantes da pesca.

Veja a seguir os principais detalhes sobre esse local de pesca que hoje é conhecido mundialmente e se tornou uma meta de vida para muitos pescadores.

Espécies da pescaria no Araguaia

Durante a pesca, você pode encontrar diversas espécies de peixes diferentes, sendo um local conhecido pela vasta biodiversidade de peixes.

Atualmente, o maior destaque do rio são os peixes grandes, se tornando popularmente como o berço dos “peso-pesados”.

Se tornou praticamente “comum” a pesca de peixes com uma média de 2 a 3 m de comprimento.

Até hoje se estuda a tamanha biodiversidade de peixes presentes no Araguaia, onde algumas espécies que você pode encontrar, são: Piraíba, Pirarara, Pirarucu, Pintado, Tambaqui, Tucunaré, Cachara, Aruanã, Cachorra, Bicuda, Bargada, Barbado, Pacu, Piranha, Mandi e muito mais.

De acordo com dados divulgados pelo Scielo Brasil, hoje são mais de 751 espécies de peixes conhecidos que habitam o rio Araguaia.

Foco na pescaria esportiva

Boa parte dos pescadores que vão ao rio Araguaia, vão com a intenção de praticar somente a pesca esportiva.

Nesse sentido, os pescadores utilizam o sistema de “pesque-solte”, onde o objetivo é apenas fisgar o peixe e depois libertar ele novamente para o seu habitat natural.

Assim, ao fisgar, os pescadores realizam apenas fotografias, tiram medidas como peso, tamanho e outros, e no final devolvem o peixe para o seu local. Isso tem como foco garantir a biodiversidade do rio Araguaia.

No entanto, você precisa saber que o consumo durante a pescaria no Araguaia pode ocorrer, existindo algumas espécies previstas na Lei da Cota Zero.

Portanto, se você deseja ir realizar a pesca nesse rio, é importante ficar por dentro da legislação e ter o respeito necessário com a biodiversidade do local.

Onde fica o rio Araguaia?

A pescaria no Araguaia é um verdadeiro desafio, mas que na maioria dos casos, pode valer bastante o esforço.

O rio fica localizado entre as divisas Mato Grosso e Goiás, Mato Grosso e Tocantins pegando todos esses estados, sendo inclusive um dos maiores do Brasil.

Ele possui sua nascente no município de Mineiros (GO), e deságua no Rio Tocantins, possuindo cerca de 2000km de curso.

Vale a pena pescar no rio Araguaia?

Sim, se você está na intenção de ir pescar no Araguaia, saiba que essa é uma das experiências de pescaria mais incríveis que você pode ter.

Dessa forma, estamos falando de um rio cheio de possibilidades e uma grande extensão, ideal para praticar a pesca esportiva.

No entanto, lembre-se de consultar a legislação com brevidade, além de buscar sempre ir com profissionais experientes e que conheçam a região.

Não é indicado realizar essa pescaria só e sem conhecer os desafios que ele apresenta.

Deixe um comentário