Conhecida por ser um ambiente de pantanal, possuindo uma rica fauna e flora com inúmeras espécies de peixes à disposição, conhecer os melhores lugares para pescar no Mato Grosso do Sul vale muito a pena.
Atualmente, são centenas de rios e afluentes no local, com mais de 250 espécies de peixes diferentes divulgadas.
Conheça a seguir quais são as opções dentre as disponíveis que mais vale a pena pescar e que podem trazer mais emoção.
Quais épocas pode pescar no Mato Grosso do Sul?
Antes de conhecer os melhores lugares para pescar no Mato Grosso do Sul, terra do pantanal, vale ficar atento a legislação.
Isso porque, sim, existe um órgão de fiscalização do estado, que regula a prática da pesca esportiva, esse sendo o Instituto de Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul (IMASUL).
Conforme a legislação, a pesca esportiva só é permitida no estado nos meses de março a outubro, onde você deve ficar atento a essas datas.
Além disso, você também vai precisar da Autorização Ambiental para Pesca Desportiva, essa obtida aqui.
Veja também: Pousada de pesca no rio grande SP
Melhores lugares para pescar no Mato Grosso do Sul
Rio Miranda
Considerado hoje como um dos melhores rios para pesca no pantanal, o Rio Miranda é um grande destaque para os pescadores esportistas.
Possuindo mais de 490 km de comprimento, o Rio Miranda é formado no encontro do rio Roncador com o córrego Fundo e hoje possui uma diversidade grande de espécies, se destacando algumas como Piranha, Jaú, Pintado, Cachara, Piavuçu, Dourado e o Pacu.
A melhor forma de chegar no Rio Miranda atualmente é diretamente pela cidade de Miranda, localizada no Estado do MS, cerca de 200 km da capital Campo Grande.
Veja também: Melhores lugares para pescar em MG
Rio Aquidauana
Com 1.200 km de comprimento, o Rio Aquidauana é um dos maiores da região, sendo um melhores lugares para pescar no Mato Grosso do Sul
Nesse rio, você consegue encontrar uma grande diversidade de espécies de peixe, sendo o principal deles o Pacu, uma dos peixes mais frequentes da região.
Esse rio hoje nasce na Serra de Maracaju, no município de São Gabriel do Oeste – MS, desaguando diretamente no Rio Miranda.
Por fim, para ter acesso ao Rio Aquidauana, a melhor forma é pela cidade Aquidauana, localizada no Estado do MS, a 150 km da capital Campo Grande.
Rio Paraná
Sendo o maior rio do estado do Mato Grosso, hoje o rio Paraná é o principal curso de água formador da Bacia do rio Prata, possuindo mais de 4.880 km de comprimento.
Esse é hoje o oitavo maior rio do mundo em extensão e o maior da América do Sul depois do Amazonas.
As principais espécies que você pode encontrar hoje no rio Paraná, são: dourado, jaú, piapara, piauçu, piau, piracanjuba, pacu, pintado e o tucunaré.
Você pode ter acesso ao rio Paraná das mais várias formas, possuindo acesso por diversas formas, sendo a cidade Três Lagoas uma das principais.